sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CB Entrevista - Jorge Vinicius

A entrevista de número 9 do blog traz simplesmente o mais jovem narrador do mundo da Copa de 1994. JORGE VINICIUS nasceu na cidade de Penápolis, interior paulista, em 1972. Aos 16 anos, Jorge já era repórter da penapolitana Rádio Difusora. Estudou jornalismo na PUCCAMP e hoje faz parte da equipe dos canais SPORTV. Jorge Vinicius gentilmente respondeu as questões que você confere agora.

CB - Você sempre quis ser narrador esportivo?
JV - Sempre tive o sonho de viver mergulhado no mundo do futebol. Como não consegui ser jogador profissional, parti para a comunicação. E acertei. Tenho orgulho de ser narrador. Trabalho me divertindo com responsabilidade.


CB - Como começou sua carreira?
JV - Comecei no interior. Na minha cidade natal: Penápolis. Foi em 1989 na Radio Difusora como repórter. Apresentei um programa também direcionado aos estudantes. Tinha 16 anos de idade. No ano seguinte já estava cursando Jornalismo na Puccamp em Campinas, cidade que me acolheu super bem. Iniciei como repórter na Rádio Brasil, era setorista da Ponte Preta. No ano seguinte já estava narrando nas rádios Planalto de Paulínia e Cultura/CBN Campinas.


CB - Com 21 anos você narrou a Copa de 1994 com o status de narrador mais jovem daquele torneio. Pode nos descrever um pouco daquele período?
JV - As coisas aconteceram muito rápidas pra mim. Graças ao saudoso Pedro Luiz Paoliello, na época diretor de esportes da Rádio Gazeta de São Paulo. Pedro Luiz me contratou em 1993 como narrador. No mesmo ano já me escalou para as Eliminatórias da Copa e para a Libertadores. Foram minhas primeiras viagens internacionais na vida. O rádio me proporcionou conhecer o Brasil e muitos países. Em 1994 na Copa dos EUA eu fiquei 48 dias viajando. Conheci o Canadá em um amistoso narrado da Seleção e de lá embarquei para os Estados Unidos. Na minha primeira participação com o microfone da Gazeta na Copa é que caiu a ficha. Pedro Luiz saudando dos estúdios a nossa equipe e apresentando um por um. Na minha vez, me emocionei. O moço de Penápolis (como dizia meu outro grande ídolo e amigo Fiori Gigliotti) estava na primeira Copa do Mundo. Mais tarde fui informado que era o mais novo narrador do mundo naquela Copa. Depois fiz mais outras duas Copas, pela Rádio Record, mas nenhuma teve aquele sentimento. Afinal, aquela era a primeira. Fui as Copas de 1998 e 2006. França e Alemanha.

                                        Milton Neves e Jorge Vinicius, na Copa de 1994

CB - Você se inspira em algum narrador?
JV - Me inspiro até hoje em vários narradores. O Brasil é o maior no quesito de excelentes narradores. Me espelhei em Osmar Santos, Fiori Gigliotti, Luis Roberto, Cledi Oliveira, Oscar Ulisses e Éder Luiz. Isso no rádio. Faz pouco mais de três anos que narro na TV. Na telinha os professores e referenciais são: Jota Junior, Milton Leite, Luciano do Valle, Galvão Bueno, Luis Roberto, Cleber Machado, Paulo Andrade e Deva Pascovichi.


CB -
Qual foi o melhor jogo que você já narrou?

JV - O melhor sem duvida foi entre Santos e Flamengo pelo Brasileirão de 2011. Foi 5x4 para o Flamengo. Partida sensacional de Neymar e Ronaldinho Gaúcho. E um gol de Neymar que ficou marcado como o gol mais bonito que já narrei.


CB - Por que o interior paulista perdeu um pouco de sua força no futebol?
JV - Por culpa dos dirigentes que comandam o futebol. Presidentes de Federação... a FPF abandonou o interior faz anos.


CB - Qual foi o melhor jogador que você viu em campo?
JV - Que eu vi jogar foi Maradona. O que eu mais admirei foi Sócrates.


CB - Brasileirão: quem é o principal favorito ao título?
JV - Não existe um time favorito. O Brasileirão esse ano está muito equilibrado. Tem 10 times com grandes chances. Pra mim, pode ser um ano de um time mineiro ou gaúcho.


CB -
Finalizando: ser narrador é...

JV - Viver na essência a melhor profissão do mundo. É ter estórias e formar amigos
.

-
Para conhecer um pouco mais da vida do narrador, acesse www.twitter.com/JorgeViniciusSP

Um comentário:

  1. LEGAL A MATÉRIA...SOU FÃ DO TRABALHO DE JORJE VINICIUS DESDE A RADIO 79 DE RIBEIRÃO....
    SUCESSO..

    ResponderExcluir