segunda-feira, 8 de julho de 2013

O problema vem de cima

 
O presidente do São Paulo desde 2006 Juvenal Juvêncio demitiu Ney Franco. E o tricolor, sem o treinador no banco de reservas, perdeu para a jovem e fraca equipe do Santos no Morumbi por 2 a 0. Placar que clarifica: a culpa não é só de quem comanda o elenco.

Ney Franco pode ter cometido alguns erros durante seus 12 meses no tricolor, como insistir em Douglas, não manter um padrão de jogo e mexer na dupla de zaga. Mas, sem um elenco de qualidade, produzido pela diretoria paulista, ficou difícil. Juvenal além de trazer Lúcio e Juan, dispensou Cortez, Wallyson e Cañete, que poderiam ter utilidade ao longo do ano.

O problema é antigo. Desde 2009, o São Paulo sofre com a falta de organização e administração. Brigas internas e contratações sem nexo ditam o ritmo do tricampeão da Libertadores. Após a demissão de Muricy Ramalho, seis técnicos ocuparam o cargo no tricolor, além do quebra-galho Milton Cruz. Número altíssimo para um clube grande.

E não são apenas treinadores: vários jogadores de baixo nível técnico foram contratados com o aval do diretor de futebol Adalberto Baptista. Piris, Edson Silva, Carlinhos Paraíba, Xandão, Eduardo Costa e Paulo Assunção são apenas alguns dos muitos fracassos que passaram pelo time do Morumbi.

A bola da vez parece ser Paulo Autuori. Campeão mundial com o clube, o ex-técnico do Vasco tem boa relação com a diretoria do São Paulo e pode acertar a qualquer momento. Muricy, ídolo e sombra dos últimos comandantes tricolores, parece não ter mais disposição e paciência para treinar de verdade um time de futebol. Antes de tomar qualquer decisão, Juvenal precisa olhar para si mesmo e ver que o São Paulo é maior que qualquer pessoa que o comanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário