quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fim da linha

 
Caiu nesta quarta-feira, no Pacaembu, o último paulista da Libertadores. Precisando vencer por dois gols de diferença, o Corinthians, com quatro erros de arbitragem contrários, conseguiu apenas um empate por 1 a 1 com o Boca Juniors. Com as eliminações de São Paulo e Palmeiras, o trio de ferro paulista agora muda o foco para o Brasileirão e a Copa do Brasil.

Em um primeiro tempo fraco, os argentinos não se intimidaram com o atual campeão do mundo e anularam as principais jogadas do alvinegro. Um pênalti foi ignorado e um gol legal de Romarinho não marcado. Mas o Corinthians não mostrou todo o seu futebol na primeira etapa e deixou Riquelme brilhar. Após bola rolada, o craque, de muito longe, acertou o ângulo de Cássio, que falhou e não evitou o gol. Golaço.

Três gols eram necessários com o fim do 1° tempo. Tempo que nitidamente mostrou: para passar da barreira do Boca era preciso jogar de fora para dentro. Da lateral para o meio. Atuações individuais abaixo do esperado também eram claras: Paulinho não subia; Alessandro errava muitos passes; Guerrero não estava com o pé calibrado e Romarinho se mostrava apático.

Tite observou tudo isso, e após mexer no elenco, viu o resultado. Tirou Alessandro e Romarinho para colocar Edenílson e Pato. Demonstrando vontade e intensidade, o Corinthians chegou lá antes dos 10 minutos iniciais com Paulinho, de cabeça, após cruzamento da direita de Emerson Sheik. De fora pra dentro.

A intensidade durou mais 15 minutos. E neles, mais duas irregularidades. Outro gol legal foi anulado, desta vez do volante que abriu o placar, e outro pênalti não marcado, novamente com Emerson. Depois dos 30 minutos, a adrenalina baixou. E Pato, que entrou bem, teve azar. Em nova jogada de fora pra dentro, o camisa 7 tirou do goleiro e, sozinho com o gol, acabou pisando na bola e perdendo a oportunidade do segundo tento brasileiro.

Douglas acabou entrando e pouco criando. Paulinho caiu de produção. E assim terminou uma partida onde o Corinthians foi eliminado na bola e na arbitragem, que influenciou o resultado assim como ontem, no mesmo estádio, contra o Palmeiras. Não restam dúvidas: a arbitragem da Conmebol em jogos de brasileiros na Libertadores é um tanto quanto duvidosa.

A fiel torcida honrou o apelido. Posteriormente ao apito final, aplausos, cantos e gritos de apoio ecoaram um Pacaembu lotado e trajado de preto e branco. Resta ao alvinegro pensar no domingo, em uma final de Paulistão, torneio que este elenco e Tite ainda não possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário