sexta-feira, 31 de maio de 2013

CB Entrevista - Alex Sabino

O primeiro brasileiro a entrevistar o ícone Alex Ferguson é o 8° entrevistado do blog. ALEXSANDRO SABINO é jornalista esportivo e passou pela imprensa de Santos antes de chegar ao Diário de S. Paulo, em 2010, onde trabalha até hoje. Ele gentilmente atendeu ao blog e contou um pouco de sua história no jornalismo, além de opinar sobre os principais temas do futebol atual.

Da direita para a esquerda: Alex Sabino, Jorge Nicola (Diário), Alexandre Lozetti (GE.com) e Mauro Graef (L!), na Copa América 2011


CB: Você sempre quis ser jornalista?
AS: De uma certa maneira, sim. Na verdade, eu escolhi fazer faculdade de jornalismo porque era muito fã da Jovem Pan AM. Escutava a rádio o dia inteiro. Curiosamente, nunca trabalhei numa emissora de rádio. Apenas em jornais e sites. Eu costumo dizer que a única coisa que sei fazer mais ou menos bem é escrever. Acabou sendo uma escolha natural.

CB: De onde veio sua paixão pelo futebol?
AS: Eu não sei responder isso muito bem. Por ter sonhado em ser jogador e não conseguido, em grande parte por não ser bom o suficiente. Sempre gostei bem mais de ver futebol do que jogar. Hoje em dia, não jogo mais. Nem de brincadeira. Mas assistir, assisto o que estiver passando.

CB: Pode nos contar um pouco de sua carreira até hoje?
AS: Eu comecei num jornal de Santos chamado Boqueirão News (hoje em dia se chama Jornal do Boqueirão). Lá eu não fazia apenas esporte, mas todas as editorias. Entrei como folguista no Lance! em 2000, fui contratado em 2001 como setorista do Santos. Fiquei até 2008 e fui para o Jornal da Tarde. Desde 2010, estou no Diário de S.Paulo.

CB: Você já teve a oportunidade de entrevistar Alex Ferguson. Foi a entrevista que mais te marcou?
AS: Não sei se "marcou" é a palavra certa. É a que mais me orgulho porque levei seis anos para conseguir e paguei a viagem do meu bolso para realizá-la. Pela figura que ele é e por ter sido a primeira entrevista para um jornalista brasileiro, dá realmente orgulho. Mas eu gostei de entrevistar muitas outras pessoas legais, às vezes nem tão famosas. Talvez nada famosas, mas gente interessante.

CB: Existe diferença entre escrever para um jornal e para um site? Qual?
AS: Isso depende do site. Normalmente, sim, porque a matéria para o site é mais curta, mais imediatista. Tudo isso é na teoria porque existem matérias especiais, mais trabalhadas também em grandes portais. Refiro-me ao "noticiário". Em jornal, você tem mais tempo para apurar e pensar no texto. Mais uma vez: teoricamente.

CB: Você já viu de perto o futebol brasileiro e europeu. É a hora de Neymar sair do país?
AS: Demorei tanto para responder que ele já saiu, né? Eu acho que era a hora certa para ele, Neymar. Tanto pela parte financeira quanto pela oportunidade de medir forças (ou estar ao lado) dos melhores do mundo todas as temporadas. Ele já estava marcando passo no futebol brasileiro e, talvez fora, o talento que tem possa ser mais apreciado. Eu só não engulo a defesa da saída dele como benéfica para a seleção brasileira. Acho que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

CB: Existe algum jornalista em que você se inspire?
AS: Há jornalistas que eu admiro. Não me inspiro porque você querer imitar alguém é uma armadilha perigosa. O jornalista deve tentar buscar seu próprio estilo. Paulo Francis é alguém que continuo admirando muito. Gay Talese, pelos textos soberbos e gigantescos, como jornalismo deve ser. H.L Mencken por ser um incendiário, coisa que falta na imprensa atual. Entre os jornalistas esportivos, eu admiro Henry Winter (do Telegraph), Uli Hesse (que escreve para o Soccernet) e John Motson, narrador da BBC.

CB: O que esperar do Brasil como sede e equipe para a Copa de 2014?
AS: Nós podemos esperar que vão acontecer muitos problemas, várias coisas erradas, desvio de dinheiro mas, mesmo assim, os organizadores vão cantar vitória quando o evento acontecer com o discurso de "está vendo? Apesar de tudo, a Copa do Mundo está aí!" E muita gente da imprensa vai entrar nessa.

CB: Para encerrar, ser jornalista esportivo é... ?
AS: Estar pronto para perceber que jornalismo não é entretenimento. Por mais que tenha gente que insista em dizer que é. Jornalismo é jornalismo. Entretenimento é entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário