quarta-feira, 20 de março de 2013

O goleiro do século XX


812 jogos. 270 deles sem tomar gol. 150 pênaltis defendidos. Único da posição a ganhar a Bola de Ouro da revista France Football. Este é Lev Ivanovich Yashin.

Soviético, o goleiro só utilizava uniformes inteiramente pretos. Graças a isso, o apelido de Aranha Negra pegou. Nascido em 22 de outubro de 1929, Lev disputou 4 Copas do Mundo (58 a 70) e, apesar de não ter ganho nenhuma, foi um vencedor. Foram 5 campeonatos soviéticos e 3 copas nacionais. Sempre pelo mesmo clube, o Dínamo Moscou. Trouxe da Austrália a medalha de Ouro nas Olímpiadas de 1956, disputadas em Melbourne e, além disto, conquistou a Eurocopa de 1960.


Com 1,89m de altura, Yashin era calmo. Sua frieza dentro de campo não vinha, entretanto, de forma natural. Alguns goles de vodka e um cigarro eram suficientes e necessários para o bom desempenho do melhor goleiro do mundo. Nem Pelé, em 1958, tirou Lev de sua tranquilidade. Apesar da vitória brasileira sobre os socialistas na 1ª fase, o aranha negra fez um bom jogo.

Fã do seu companheiro de posição brasileiro, Gilmar dos Santos Neves, Lev Yashin deixou para o mundo uma frase sobre sua visão do futebol que o eternizou. "A alegria de ver Yuri Gagarin no espaço só é superada pela alegria de uma boa defesa de um pênalti."


No dia 20 de março de 1990, na mesma Moscou onde nasceu, se foi. E se foi, em parte, pela sua calma. Os cigarros e as bebidas danificaram sua saúde, agravando o vício para um câncer de estômago. Câncer que foi um dos únicos que venceu Lev Yashin.

Em 1994, a FIFA resolveu criar uma homenagem ao arqueiro. O "Troféu Lev Yashin" durou 16 anos e foi dado aos melhores goleiros das Copas de 1994, 1998, 2002 e 2006.

Hoje, completam 23 anos que estamos sem o melhor goleiro da história do futebol mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário