sábado, 16 de março de 2013

Escorregou

O São Paulo perdeu para o Arsenal de Sarandí por 2x1 na quinta-feira e agora está com a classificação ameaçada na Libertadores. Com 4 pontos, o tricolor está empatado com o time argentino e vê o The Strongest se aproximar, com 3. O Atlético Mineiro é o líder isolado do grupo, com 12 pontos.

O que acontece com o São Paulo na Libertadores? Quem é o culpado? Ney Franco? Diretoria? Jogadores? Os 3.

Ney Franco chegou em julho de 2012 ao time e, com certeza, é um bom treinador. Mas mudar o esquema tático para 1 jogo no meio da temporada é loucura. O 4-2-3-1 tradicional foi deixado de lado pelo 3-5-2 que dificilmente funciona em clubes brasileiros. Quem é o ponta direita que substitui Lucas? Ney testou Aloísio, Douglas, Jadson e até Ganso na posição. Não definiu. Além disso, não se sabe até agora se Ganso é titular ou reserva. Assim não há entrosamento.

A diretoria tricolor já foi melhor. No fim da década passada, o São Paulo era referência em administração e planejamento. Hoje, perdeu o posto. Juvenal Juvêncio trouxe Aloísio, Ganso e Lúcio. Nos primeiros até dá pra apostar. Agora, Lúcio? A zaga de 2012 campeã da sul-americana formada por Rhodolfo e Toloi foi desmanchada. O pentacampeão é o ponto fraco da defesa tricolor.

E, por fim, jogadores. Falta um pouco de cada um. Não há mais o protagonismo de Lucas. Cortez não vem jogando o seu melhor futebol. Denílson também não. Luis Fabiano, quando joga, rende. Mas é exagerado o número de cartões que o camisa 9 toma. Rogério Ceni inconstante. Lúcio já citado acima. Quem se salva? Jadson, Osvaldo, Wellington e Luís Fabiano quando está em campo.

Demitir Ney Franco não é a solução. Mas com a vaga nas oitavas de final ameaçada, o São Paulo precisa acordar e voltar a jogar bem. Enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário