sexta-feira, 29 de março de 2013

CB Entrevista - Luiz Carlos Largo


                                                 Foto: www.twitter.com/LARGOESPN

Hoje o entrevistado do blog é um especialista em automobilismo e futebol. O narrador LUIZ CARLOS LARGO, pai de 2 filhos e nascido em 1961, começou sua carreira jornalística no interior paranaense. Em 1986, entrou na TV Tarobá, afiliada da Bandeirantes em Cascavel e hoje faz parte dos canais ESPN narrando futebol europeu. Luiz atendeu ao blog gentilmente e você pode conferir a entrevista na íntegra agora.


CB - Você sempre quis ser narrador esportivo?
LCL - Desde garotinho, quando tinha 5 anos, eu narrava jogos de futebol de botão e os jogos dos meus irmãos (João Carlos e João Roberto) na escola deles. Eu dizia naquela época que queria trabalhar como narrador em uma TV quando fosse grande. 

CB - Sua carreira de narrador começou no automobilismo. Qual a diferença entre a narração deste esporte e o futebol?
LCL - É verdade, comecei no automobilismo e creio que só não narrei uma prova de Fórmula 1. Acho que o automobilismo é mais difícil. Exige mais do narrador, já que tudo é mais rápido.

CB - O que um narrador precisa ter em mãos na hora de uma transmissão?
LCL - Em qualquer esporte é preciso ter muita informação e história sobre o evento. Pra se ter uma ideia, para narrar um jogo de futebol, que é o que mais tenho narrado, levo cerca de 2 a 3 horas cada jogo. Hoje, sexta-feira, estou preparando os três jogos que narro neste final de semana. Comecei 11 da manhã e terminei às 17 horas. E não acaba por aí. Chego nos canais ESPN duas horas antes do evento para pegar as últimas informações, escalações, etc.

CB - Você se espelha em algum narrador?
LCL - Pra mim Luciano do Valle foi o melhor narrador de futebol de toda a história da tv brasileira. Tive a honra de vê-lo narrar na cabine e dividi transmissões na Rede Bandeirantes com ele. No automobilismo eu gostava muito do Galvão Bueno quando apenas narrava. Hoje acho que ele opina demais e não deixa o comentarista a vontade, fugindo da função de narrador. Uma pena.

CB - Qual o melhor comentarista com quem você trabalhou?
LCL - Foram muitos, mas um que eu lembro em especial é Nelson Piquet, na Fórmula Petrobras pela Rede Bandeirantes. E no futebol, destacaria Orlando Duarte, no Pré-Olímpico de Futebol, também pela Band.

CB - O Brasil de Felipão tem condições de ganhar a Copa de 2014?
LCL - Acredito que sim. Já foi campeão do mundo, tem muita capacidade. Acho que o Brasil passa por uma carência de jogadores.

CB - Qual seria sua atual seleção brasileira titular?
LCL - Acho que o Pelé tem razão quando diz que o melhor time do momento deve ser a base da seleção. Isto já deu certo para nós, e temos hoje a Itália, que faz grande campanha nas eliminatórias europeias, tendo em sua maioria jogadores da Juventus.

CB - Neymar deve sair do Brasil e fazer sua carreira na Europa?
LCL - Acho que seria importante para ele a nível de experiência.

CB - Finalizando... para você, ser narrador é...?
LCL - Como em qualquer profissão, se sentir realizado. Chegar ao trabalho feliz, deixar o trabalho com a mesma alegria e saber que se realizou em mais um dia. Sempre digo aos meus filhos Luiz Felipe (18 anos) e Carlos Eduardo (12 anos) para que busquem uma profissão que lhes deem uma realização profissional. Com muita dedicação nesta profissão, se sentirão felizes. 

2 comentários: